sábado, 29 de fevereiro de 2020

JUSTIÇA

Ministério Público ingressa com ação para que município de Colorado elabore Relação Municipal de Medicamentos Essenciais

20/12/19 12:17

O Ministério Público do Estado de Rondônia ingressou com ação civil pública, com pedido de liminar, para que o município de Colorado do Oeste, Prefeito e Secretário Municipal de Saúde providenciem a elaboração da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), o qual deverá ter um processo de atualização contínua a ser disponibilizada em meios de comunicação, a fim de obter o fornecimento de fármacos com maior universalidade e equidade.

A ação foi ajuizada pelo Promotor de Justiça Thiago Gontijo Ferreira, da Comarca de Colorado do Oeste, a partir do Procedimento nº 2019001010011820 que apurou situações como a falta de medicamentos, material penso e outros instrumentos, manutenção de equipamentos necessários ao razoável funcionamento do Hospital Municipal; recebimento e distribuição irregular de medicamentos e outros produtos; ausência de Remume; falta de Almoxarifado Central para dispensação de medicamentos e falta de infectologista para auxiliar nos trabalhos de elaboração da Remume.

Nos autos da ação, o Promotor de Justiça ressalta que o REMUME é de suma importância ao município, pois visa a padronização, identificação das procuras de medicamento, entrada/saída e, por conseguinte, melhora no processo de aquisição e maior disponibilidade à população, além disso diminuirá as ações judiciais individuais, uma vez que, ao prescrever um medicamento, o profissional terá possibilidade de verificar os medicamentos fornecidos pela municipalidade, conforme a Remume e otimizar o controle, fluxo e armazenamento de medicamentos.

Fonte

Assessoria



Categorias: JUSTIÇA


DEIXE SEU COMENTÁRIO
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site CORREIO DE NOTÍCIAS DE RONDÔNIA. Todos os mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

avatar
×

Olá! Em que posso ajudar?

× Como posso ajudar?