sexta, 24 de janeiro de 2020

GERAL

Iniciativas sustentáveis são apresentadas por empresas na fesPIM

29/11/19 10:46

Exemplos de ações e projetos sustentáveis no âmbito do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) podem ser conhecidos na primeira edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (I fesPIM), que ocorre até esta sexta-feira (29), no Studio 5 Centro de Convenções. Realizada pelo Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam), por meio de cooperação técnica com a Suframa, a feira reúne aproximadamente 130 stands de empresas, entidades de classe, associações, institutos e órgãos públicos e privados, além de áreas de comercialização de itens de artesanato e de produtos com isenção de impostos, entre outros atrativos.

O stand da Daikin – fabricante de condicionadores de ar e de fluidos refrigerantes que atua no Polo Industrial de Manaus desde 2014 – é um dos que encaixam-se perfeitamente à temática da I fesPIM. A empresa aproveita a feira para expor, principalmente, o projeto “Florestas Para o Ar” – atualmente em execução no Estado do Amapá e que incentiva comunidades locais a conservarem florestas nativas – e também o fluido refrigerante HFC-32, ou, simplesmente, “R-32”.

O gás “R-32” é uma patente própria que virou referência mundial pelo seu baixo impacto ambiental, não apresentando risco de deterioração da camada de ozônio e também fornecendo potencial de aquecimento global até 66% inferior ao de fluidos refrigerantes atualmente utilizados, como “R-22” e “R-410A”. De acordo com informações de executivos da empresa, o projeto para utilização do gás na planta de Manaus já foi apresentado ao Conselho de Administração da Suframa e a expectativa é de que os condicionadores de ar produzidos pela companhia contem com a novidade a partir de junho de 2020.

Projetos sustentáveis
A Honda e a Samsung, gigantes dos segmentos de Duas Rodas e de produtos eletroeletrônicos do PIM, também estão divulgando na feira suas iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à educação e preservação ambiental.

Além da exposição de modelos de motocicletas recentemente lançados no mercado, a Honda dissemina também informações sobre o seu parque eólico localizado em Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, e também sobre o projeto agrícola que está desenvolvendo em Rio Preto da Eva (AM), visando ao plantio de mais de 26 mil árvores de espécies ameaçadas de extinção (como mogno, pau-rosa, copaíba e andiroba) e de frutíferas (como coco, pupunha, acerola, limão, mamão e banana), que posteriormente serão doadas a instituições de caridade.

O stand da Samsung, por sua vez, também conta com a exposição de televisores e outros produtos que são carros-chefe da planta de Manaus, mas o grande destaque fica por conta da apresentação de projetos desenvolvidos tanto internamente quanto com parceiros externos, como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que objetivam, principalmente, à melhoria do processo de tratamento de água e ao reaproveitamento de efluentes na indústria eletroeletrônica e na sociedade.

Uma das grandes novidades da I fesPIM foi o lançamento, pela Amazonas Energia, do projeto “Bônus Ame Solar”, ação do programa de Eficiência Energética da empresa que busca conciliar economia de energia e preservação do meio ambiente. A iniciativa irá subsidiar 50% do custo de até 1.000 geradores fotovoltaicos para consumidores que desejarem utilizar energia solar para gerar sua própria energia residencial. Os interessados em participar devem ficar atentos ao site –  www.amazonasenergia.com – ou às redes sociais da instituição para conhecer os critérios para inscrição, que incluem tanto requisitos particulares quanto de infraestrutura da residência. As inscrições devem ser iniciadas em janeiro de 2020.

Fonte

Texto: Diego Queiroz



Categorias: GERAL


DEIXE SEU COMENTÁRIO
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site CORREIO DE NOTÍCIAS DE RONDÔNIA. Todos os mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

avatar
×

Olá! Em que posso ajudar?

× Como posso ajudar?