sábado, 22 de fevereiro de 2020

POLÍTICA

Diretores e conselheiros de escolas assumirão gestão do transporte rural  

13/02/20 10:32

Porto Velho, RO – A entrega dos novos ônibus escolares anunciados pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB) Ficou previsto para o mês de abril deste ano. Segundo ele, ‘o transporte escolar rural passará a contar com gestão descentralizada’.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), essa nova decisão vai facilitar a administração, ‘dando autonomia aos diretores de escolas e membros dos Conselhos Escolares a optar pela contratação de motoristas e monitores para gerir o novo sistema’.

Para o consultor João Soares, 48, ouvido por este site, ‘o novo modelo isenta, praticamente, quase toda a responsabilidade do município da contratação de motoristas, monitores e outros’. Porém, a manutenção e a qualidade dos veículos, não. Mas, esse não é o entendimento do Promotor de Justiça, Alexandre Santiago que defendeu a medida, ‘por significar uma nova etapa para o transporte coletivo’.

Em reunião com mais de 30 diretores de escolas rurais, Chaves anunciou o novo modelo de gestão do transporte escolar rural, além de agentes da Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério Público Estadual (MPE), ‘os serviços, agora, descentralizados, passam a ser feitos por chamada pública’.

A má gestão no setor de transporte rural escolar já se arrasta a mais de 10 anos. Mas, nos últimos três anos, a situação piorou atingindo, principalmente, a condução de alunos e professores nas escolas nos Distritos e zona rural da Capital.

Por conta da crise no setor, por duas vezes sucessivas, pais de alunos de escolas de Jacy-Pàraná, União Bandeirantes e do Baixo Madeira ocuparam o prédio da Câmara de Vereadores, chamando a atenção das autoridades e de órgãos de controle. Mas, o problema ganhou força nos últimos três anos, inclusive, por  atingir o calendário escolar.

 

Fonte

Por Xico Nery



Categorias: POLÍTICA


DEIXE SEU COMENTÁRIO
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site CORREIO DE NOTÍCIAS DE RONDÔNIA. Todos os mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

avatar
×

Olá! Em que posso ajudar?

× Como posso ajudar?