sábado, 28 de março de 2020

Você sabia que Barata Ribeiro foi médico?

11/03/20 10:32

Você sabia que o político e escritor Cândido Barata Ribeiro (Salvador, 11/3/1843 – Rio de Janeiro, 10/2/1910) foi médico? Pois é.  Mais conhecido como defensor da abolição da escravatura e republicano, diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em dezembro de 1867.

Depois de formado, passou a residir na cidade de Campinas, província de São Paulo, sendo nomeado Diretor do Serviço Médico e Cirúrgico do Hospital de Caridade da mesma cidade, onde clinicou e fundou a escola de crianças pobres. Em decreto de 1874, foi nomeado Comissário Vacinador da província de São Paulo.

Posteriormente, mudou-se para o Rio de Janeiro, então capital do Império, e entrou em concurso destinado ao magistério da Faculdade de Medicina, passando a ser Lente Catedrático, em 1883. Com a instauração da República, foi o primeiro prefeito do então Distrito Federal, nomeado em 1892 pelo presidente Floriano Peixoto (1891-1894).

Um fato marcante de sua gestão ocorreu em 1893, quando promoveu uma grande “operação de limpeza” demolindo estalagens anti-higiênicas e cortiços no centro da cidade do Rio de Janeiro. O maior deles, com cerca de 4 mil pessoas, chamava-se Cabeça-de-Porco, na atual Zona Portuária da cidade.

Acredita-se que essa teria sido a inspiração do romance “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo. Era um dos quase 600 cortiços no centro, que abrigavam 25% da população carioca. Os despejados migraram para os morros próximos, como o Morro da Favella (hoje Favela da Providência), originando o que se considera ser a primeira favela brasileira e a origem da expressão “favela”.

  • Por Oscar D’Ambrosio



DEIXE SEU COMENTÁRIO
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site CORREIO DE NOTÍCIAS DE RONDÔNIA. Todos os mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

avatar
PUBLICIDADE
×

Olá! Em que posso ajudar?

× Como posso ajudar?