sexta, 20 de setembro de 2019

Bastidores de um grande ator

04/06/19 11:04

Oscar D’Ambrosio*

Qual é o ofício de um ator? A primeira resposta que vem á mente, é claro, é a de representar. No entanto, essa característica inerente à profissão pode se tornar compulsiva, ou seja, constante, de modo que o ato de ser outra pessoa ou de se fazer passar por outro pode passa a ser permanente.

A indagação é central no documentário “McKellen: Playing the Part”, que conta, a partir de uma longa entrevista, vídeos, fotos e reconstituições, a trajetória de Ian Murray McKellen (1939), ator britânico nomeado Sir, que se tornou conhecido pelo grande público pelas atuações como Gandalf na série “O Senhor dos Anéis” e como o vilão Magneto em “X-Men”.

Dirigido por Joe Stephenson, o documentário revela aspectos muito peculiares do ator, como ele admitir que uma de suas principais “escolas” foi a feira de sua cidade, na qual via os vendedores nas barracas, fazendo breves discursos encantadores de seus produtos.

McKellen também reflete sobre o fato de ter assumido publicamente a sua homossexualidade no final da década de 1980. Cofundador do grupo Stonewall, que faz campanhas pelos direitos dos homossexuais, é considerado um dos mais influentes ativistas identificados com questões envolvendo o assunto no Reino Unido.

Impressiona no filme como McKellen consegue evidenciar que é, acima de tudo, desde sempre, um ator, o que independe de sua escolha sexual e da situação, seja numa entrevista, como a que fundamenta o documentário, ou num palco. Ressalte-se ainda que ele é um dos melhores de sua geração, com um trabalho corporal admirável a serviço de seu ofício e uma voz inconfundível.

– Por Oscar D’Ambrosio*

*Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.



DEIXE SEU COMENTÁRIO
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site CORREIO DE NOTÍCIAS DE RONDÔNIA. Todos os mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

avatar
PUBLICIDADE
×

Olá!

Em que posso ajudar?

× Como posso ajudar?