sábado, 17 de agosto de 2019

AMBIENTAL

Lebrão requer informações da Sedam sobre estudos para a criação de unidades de conservação

19/04/19 23:11

Parlamentar solicitou o envio dos estudos elaborados entre 1996 a 2018 com esta finalidade

O deputado estadual José Lebrão (MDB) apresentou requerimento para que a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), encaminhe à Assembleia Legislativa todos os estudos técnicos realizados para a criação de unidades de conservação no Estado, no período de 1996 até 2018.

Segundo o deputado, o requerimento visa conhecer a real situação do Zoneamento Socioecológico e Econômico de Rondônia, além de evitar situações distorcidas de interpretações, acerca das reservas de conservação ambiental existentes.

“Aportam em meu gabinete, de forma constante, pedidos para que determinadas áreas sejam revogadas como unidades de conservação, em razão de ali estar sendo ocupada por pequenos produtores rurais. Na maioria dos casos, essa ocupação se deu muito antes da definição da área como reserva, o que precisa ser revisto”, explicou.

O parlamentar informou ainda que o seu requerimento, na verdade, reitera documento já encaminhado anteriormente, ainda no Governo anterior, mas que a resposta da sedam à época, não teria sido satisfatória.

“Recebemos o ofício nº 4115/2018 do gabinete da Sedam, mas que não nos atendeu em sua plenitude, mostrando dados de forma incompleta, mencionando apenas que os estudos requeridos teriam sido feitos quando da elaboração da segunda aproximação do Zoneamento”, observou Lebrão.

Para finalizar, o deputado disse que “acredito que muitas áreas cultiváveis e produtivas, não poderiam ter sido transformadas em reservas, do dia para a noite. Também enxergo com preocupação a questão indígena, com muitas etnias denunciando que perderam parte de suas terras para invasores e até pelo poder público, que suprimiu territórios para criar outras unidades de conservação”.

Fonte

Eranildo Costa Luna 



Categorias: Sem categoria


DEIXE SEU COMENTÁRIO
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site CORREIO DE NOTÍCIAS DE RONDÔNIA. Todos os mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

avatar
×

Olá!

Em que posso ajudar?

× Como posso ajudar?