quarta, 13 de novembro de 2019

GERAL

Poder Judiciário inicia Encontro Estadual da Magistratura

11/10/19 18:13

A cerimônia aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa

O Tribunal de Justiça de Rondônia, por meio da Corregedoria Geral da Justiça, promoveu na noite de ontem (10) a abertura do Encontro Estadual da Magistratura, iniciativa que visa ao aprimoramento das potencialidades individuais dos magistrados para a melhoria do desempenho profissional, por meio do autoconhecimento. A cerimônia aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa.

Compuseram a mesa de honra o Corregedor-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de Rondônia, Desembargador José Jorge Ribeiro da Luz; o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, juiz Jayme Martins de Oliveira Neto; o presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia, Desembargador Alexandre Miguel; o juiz Sérgio William Domingues Teixeira, representando a presidência do TJRO; o juiz Guilherme Baldan, vice-diretor da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) e a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza Renata Gil de Alcantara Videira.

Em sua fala, o Corregedor-Geral destacou a importância do encontro para o fortalecimento da magistratura e ressaltou o evento como um momento não apenas para a discussão de questões profissionais, mas para a autorreflexão e a integração com a família, também convidada a participar do encontro. “Hoje damos início a um projeto que não é para acabar nunca, de acompanhamento dos nossos magistrados, incluindo sua saúde psíquica. A magistratura somente é forte na medida e exata proporção em que seus membros são fortes. A força individual leva à força da totalidade”, afirmou. O corregedor também conclamou à união entre os magistrados para o fortalecimento da justiça. “Todos participamos de uma só família: a do judiciário rondoniense. Somos um todo, ainda que separados pelos elementos diversos das nossas vidas”.

O presidente da Ameron, Alexandre Miguel, afirmou que o momento é de suma importância e que concretiza uma ideia pensada há muito tempo. “Esse encontro vai dar alicerce para continuarmos altivos e trabalhando, pois o Poder Judiciário ainda é de enorme confiança. Que possamos nos encontrarmos e nos aproximarmos cada vez mais”. Já o juiz Sérgio William Domingues Teixeira assinalou que o evento apresenta um olhar visionário sobre a reflexão dos problemas do dia a dia.

Após a mesa de abertura, os presentes acompanharam a palestra “Propósito, Engajamento e Gratidão”, ministrada pela atriz Denise Fraga. Denise afirmou que no mundo atual, dominado pela tecnologia, há um processo de desumanização em que as qualidades e características humanas estão sendo relegadas em nome da agilidade.

Essa desumanização imposta pela necessidade de produzir muito e rápido, sem respeito ao tempo e às emoções, está promovendo o que Denise chamou de epidemia de melancolia e doenças de ansiedade. “Essa sociedade do desempenho nos colocou em um lugar que está nos tirando nossa humanidade, felicidade e paciência”.

Apesar desse cenário, ela afirma que um movimento contrário tem surgido na busca de estratégias de esperança e reconexão. “Temos que tentar estabelecer estratégias para nós mesmos de sensibilização, para recuperar a nossa alegria e alcançar uma ressignificação enquanto humano. É muito interessante tentar começar a ouvir de verdade, fazer silêncios e deixar decantar”, sugeriu.A palestrante afirmou que “estamos em uma crise da comunicação justo na era da comunicação” e que as pessoas não estão conseguindo se entender, o que tem provocado isolamento e adoecimento, e um grande número de conflitos. “Onde acaba essa inabilidade social?”, questionou. “Vai acabar na justiça, onde temos que resolver as coisas mais banais por não nos comunicarmos”, respondeu. Denise pontuou que a função da magistratura torna-se difícil num mundo tão complexo e com tantas variantes da própria lei.

À plateia, ela lembrou a necessidade de que cada um se reconecte consigo mesmo, para a partir disso, de forma mais gentil e amigável, melhorar a relação com os demais. Encerrando o evento, Denise respondeu a perguntas da plateia. As atividades continuam durante a sexta-feira (11), com palestras sobre motivação no serviço público, comunicação não violenta, novas tecnologias e tendências.

Fonte

Assessoria de Comunicação Institucional - TJRO



Categorias: GERAL


DEIXE SEU COMENTÁRIO
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site CORREIO DE NOTÍCIAS DE RONDÔNIA. Todos os mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

avatar
×

Olá! Em que posso ajudar?

× Como posso ajudar?