quinta, 24 de outubro de 2019

CULTURA

AGENDAMENTO DO PROJETO O TEATRO VAI Á ESCOLA PARA O 2º SEMESTRE/2019

26/07/19 18:19

A Cia de Artes Evolução já está realizando o agendamento do projeto “O Teatro Vai à Escola” para o segundo semestre de 2019. Neste ano, quatro espetáculos compõem o projeto. São Eles: Festa dos Meus Sonhos, Os Bichos Também Amam, Cantigadeira e É Crime Não Saber Ler.

O Teatro Vai à Escola, é uma das iniciativas da Cia de Artes Evolução, que vem sendo desenvolvido desde o ano de 2009, na capital rondoniense. O projeto que acontece no decorrer de todo o ano letivo, tem como principal objetivo oferecer a comunidade escolar cultura e entretenimento, além de educar por meio da arte de representar. Segundo os organizadores, essa iniciativa vem estimulando a apreciação da arte dramática, formando público qualificado para o teatro e ainda incentiva a prática teatral dentro e fora do ambiente escolar. Somente no primeiro semestre deste ano, mais de cinco mil alunos participaram do projeto e tiveram a oportunidade de assistir as apresentações da Cia Evolução.

SOBRE OS ESPETÁCULOS

FESTA DOS MEUS SONHOS

Toda criança sonha em festejar seu aniversário e dar aos amigos uma festa divertida e glamourosa. No castelo da família Barangadeira, príncipe e princesa são gêmeos e aguardam ansiosos por esse dia. Ambos desejam oferecer a todos a festa dos sonhos. Mas será que esse sonho vai se concretizar? Para eles a tão sonhada festa deve acontecer, pois acreditam que sempre fazem por merecer. Festa dos Meus Sonhos é um espetáculo de corpo e bonecos, permeado por músicas e brincadeiras para fazer a alegria da garotada.

OS BICHOS TAMBÉM AMAM

Os Bichos Também Amam, é um espetáculo direcionado ao público infantil e mostra a necessidade que os animais têm de relacionar-se com seres da mesma espécie. O texto narra a história de uma cachorrinha (Bolota), que apesar de ser bem cuidada e mimada, sente-se insatisfeita e solitária. Mas tudo começa a mudar no momento em que conhece um companheiro (Tóto). A felicidade dos dois bichinhos é tão grande que acabam unindo outros corações. Além de divertir a garotada, a peça vem despertar no espectador o interesse pela educação, higiene pessoal e principalmente a conscientização para a preservação do meio ambiente. Em cena, cinco atores, de forma lúdica e com muita música, proporcionam a todos, momentos de aprendizagem e descontração.

CANTIGADEIRA

Com o propósito de resgatar as mais belas cantigas de roda e reviver um passado que se faz presente na memória de muitos, o espetáculo Cantigadeira faz uma viagem no tempo. São estórias contatas e cantadas por três amigos, que recordam a infância feliz que viveram. Recordações estas, que se dão por meio de muitas músicas e brincadeiras. De maneira divertida e com uma linguagem acessível, os personagens interagem e levam o público a cantar junto, mostrando quão felizes foram no tempo de criança, época em que viveram e aprenderam divertidos jogos, brincadeiras e cantigas que foram esquecidas e já não vemos mais nos dias atuais.

É CRIME NÃO SABER LER

Demonstra o enorme, se não o maior, crime já perpetrado contra uma pessoa ou contra um povo: o da ignorância imposta pelos interesses particulares de muitos… Desde quando se promete acabar com o analfabetismo, que ao contrário aumenta dia-a-dia? Quando o homem do campo, sem perspectiva para a vida… Sem o amor de si e de outrem… Supondo-se traído eternamente, não valoriza a vida e extingue-se o amor, o único significado para viver. O caboclo do espetáculo “É Crime Não Saber Ler”, porque não sabe ler, porque não pôde estudar, porque não lhe ensinaram, cultiva um sentimento voraz ao qual chamamos de ciúme. O exemplo rural é também urbano e humano. E de quem é a culpa, se culpa há? Não pode haver crime maior que impedir, por qualquer motivo, que a nossa gente aprenda a ler.

O projeto pode ser realizado em escolas das redes pública, particular e faculdades. As instituições de ensino interessadas em acolher o projeto, deverão entrar em contato pelos telefones (69) 3227-3705 / (69)993086488.

Fonte

Assessoria



Categorias: CULTURA


DEIXE SEU COMENTÁRIO
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site CORREIO DE NOTÍCIAS DE RONDÔNIA. Todos os mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

avatar
×

Olá! Em que posso ajudar?

× Como posso ajudar?