terça, 20 de agosto de 2019

CIÊNCIA

Eclipse lunar foi registrado com tecnologia e belas fotos em PVH

17/07/19 09:23

Com visibilidade parcial, o eclipse lunar desta terça-feira (16) pode ser visto em Porto Velho no início da noite de ontem (16),..

Com visibilidade parcial, o eclipse lunar desta terça-feira (16) pode ser visto em Porto Velho no início da noite de ontem (16). A reportagem  acompanhou o evento junto a um professor de física da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

A lua em Porto Velho já nasceu eclipsada por volta das 18h10. Devido a localização, a visibilidade do eclipse só alcançou cerca de 20% de visibilidade na região, segundo o coordenador do grupo de astronomia da Unir, Ariel Adorno.

Apesar de ser um evento relativamente comum, o eclipse lunar parcial desta terça foi considerado especial pelos amantes do satélite natural. Isso porque na mesma data comemora-se os 50 anos da primeira ida do homem a lua.

“Parece uma coincidência do destino. Hoje faz 50 anos da missão Apolo 11 na lua e, justamente, temos um eclipse lunar parcial, quando a sombra do sol começa pode ser observada na lua”, explica Ariel.

“Segundo um leitor do jornal Correio de Notícia, a fala do professor esta totalmente equivocada, afinal é a sombra da terra que incide sobre a lua em um eclipse lunar e não a sombra do sol”, comenta Jhony de Barros – jhony.brb96@hotmail

Professor montou esquema com telescópios para visualizar eclipse lunar do dia 16 de julho, em Porto Velho. — Foto: Pedro Bentes/G1

Para não perder nenhum momento do evento, o físico montou um esquema com dois telescópios no condomínio onde mora e contou com a companhia de vizinhos e membro do grupo de astronomia que coordena na Unir.

A sombra que encobriu parcialmente a lua pôde ser vista nitidamente por aproximadamente 30 minutos até que ela retornasse a seu estado natural. O próximo eclipse lunar visível no Brasil será total e está previsto para acontecer somente em maio de 2022.

Grupo de Astronomia da Unir e fotógrafos usaram telescópios em eclipse lunar do dia 16 de julho, em Porto Velho. — Foto: Pedro Bentes/G1

Câmeras capturaram eclipse lunar do dia 16 de julho, em Porto Velho. — Foto: Pedro Bentes/G1

Fonte

Por Redação/G1



Categorias: GERAL


2

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site CORREIO DE NOTÍCIAS DE RONDÔNIA. Todos os mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Edilson NevesJhony de Barros Recent comment authors
newest oldest most voted
Jhony de Barros
Visitante
Jhony de Barros

a matéria contém um erro absurdo… a fala do professor esta totalmente errada, afinal é a sombra da terra que incide sobre a lua em um eclipse lunar não a sombra do sol.

×

Olá!

Em que posso ajudar?

× Como posso ajudar?