sexta, 23 de agosto de 2019

CAFÉ SUSTENTÁVEL

Produtor cultiva café de forma sustentável, em Cacoal

05/06/19 09:43

Além do pouco uso de agrotóxico na lavoura, o agricultor seca o grão em estufa evitando a poluição do meio ambiente.

O cafeicultor, Ronaldo Bento de Cacoal é um bom exemplo de produtor que tem cultivado café de forma sustentável. Além do pouco uso de agrotóxico na lavoura, o agricultor seca os grãos em estufa, uma alternativa simples e sustentável, já que utiliza apenas a energia solar.

 São mais de 22 mil pés de cafés plantados na lavoura da família de Ronaldo, que estão em fase de colheita. Até junho o agricultor espera colher cerca de 600 sacas do grão, o dobro do ano passado. Após colher, é necessário fazer a secagem do café. Para fazer este processo, desde o ano passado, Ronaldo tem usado uma estufa. Ele explica que diferente dos secadores convencionais que utilizam lenha para seu funcionamento, a estufa precisa apenas de energia solar.

“Na estufa a secagem do grão é mais lenta, leva em média 6 dias para secar 30 sacas de café. E é justamente esse processo mais lento da secagem que garante um café de mais qualidade, além disso, não prejudico o meio ambiente, já que não uso de fogo.”, esclareceu Ronaldo.

Na lavoura, cada canteiro de café é identificado com um tipo de clone, para que o produtor possa avaliar ao final de cada safra quais clones tiveram o melhor desenvolvimento. Toda essa organização e cuidado rendeu ao cafeicultor o prêmio de café mais sustentável no Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia –Concafé em 2017 em 2017 e 2018.

Ronaldo participa do projeto ‘Cafeicultura de Rondônia’ desenvolvido pelo Sebrae em Rondônia e aSuperintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação (Seagri) pelo convênio nº 120/2016/PGE. O programa atende cerca de 300 produtores em sete municípios, levando capacitação técnica para que os cafeicultores possam melhorar o manejo e a gestão da lavoura.

“Desde que comecei a receber as orientações do Sebrae, a minha produção melhorou significativamente. O uso de novas técnicas e tecnologia tem garantido um café de qualidade com sustentabilidade. A participação no programa me oportunizou fazer viagens técnicas para conhecer a produção de café em outros estados, como Espírito Santo. Nessas visitas, a gente acaba ganhando muito conhecimento e depois aplicando o aprendizado na nossa lavoura.”, afirmou Ronaldo.

Para saber o que o Sebrae pode fazer por você, acesse sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram,FacebookTwitterLinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.



Categorias: Sem categoria


DEIXE SEU COMENTÁRIO
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site CORREIO DE NOTÍCIAS DE RONDÔNIA. Todos os mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

avatar
×

Olá!

Em que posso ajudar?

× Como posso ajudar?