domingo, 18 de agosto de 2019

BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE

Empresa automotiva destaca-se por responsabilidade socioambiental

04/06/19 12:07

Sebrae realiza e acompanha empresários de Porto Velho em projetos de Sustentabilidade   

Muito se fala em preservação do meio ambiente, mas são poucas as atitudes praticadas para amenizar os efeitos maléficos de tudo que é produzido diariamente, seja em casa ou na empresa e que podem trazer consequências irreparáveis ao ecossistema e ao ser humano. E o resultado disso é o aquecimento global. Pensando em mundo melhor, o Sebrae faz sua parte, levando conscientização e orientação aos empresários de Rondônia com o projeto de sustentabilidade. Pequenas atitudes podem fazer grande diferença.

É o caso do empresário Henildo Pereira, que é proprietário do Centro Automotivo Autoservice na Zona Sul da capital. A loja foi feita pensando na sustentabilidade e preservação do meio ambiente, e ainda com economia. O telhado alto e algumas telhas transparentes dão ventilação e a luminosidade necessária para o galpão, economizando assim a energia elétrica durante o dia. Com o auxílio do Sebrae, o empresário teve várias iniciativas com resultados, como o equipamento onde é separado todo óleo da água utilizados na oficina antes de ir para a rede de esgoto. E não para por aí, na empresa automotiva existe um local forrado com areia, chamado de “cantinho da sujeira”, porém muito organizado, onde ficam tonéis com óleo queimado, os quais são vendidos para uma empresa onde esse óleo é remanufaturado.

“É uma preocupação do mundo inteiro e ainda mais que trabalhamos com agentes químicos; Óleo, graxa, combustíveis variados e isso é preocupante para o meio ambiente. Hoje a nossa empresa é amparada pela lei, pois fizemos todas as regulamentações dos órgãos de fiscalização ambiental. Reciclamos os vazamentos de óleos, as garrafas de óleo. Nós criamos um adaptador feito com cano PVC e alguns buracos onde as garrafas de cabeça para baixa dão evasão ao restinho de óleo que fica no recipiente e são utilizados na lubrificação das máquinas e equipamentos. Os pneus também são descartados com toda responsabilidade ambiental”, afirmou o empresário Henildo.

Mas o que o empresário mais se orgulha é da ação do descarte da parte de metais e ferragens da oficina, pois, além de dar um destino adequado aos materiais, ainda ajuda no sustento de uma família. “Simão é um homem que está desempregado e duas ou três vezes por semana ele vem até a oficina para recolher ferros, metais e vender a empresas especializadas. Ele vende e o arrecadado garante o sustento da família, já que é casado e tem dois filhos. Eu me sinto bem e ainda dou destino ao material que não utilizamos mais.”, afirmou o empresário.

Simão Moraes é o catador de materiais recicláveis que recolhe todo material de ferro e metais que são descartados na oficina do senhor Henildo. “No início quando esse material pegou valor de mercado e eu estando desempregado, vi nessa atividade uma oportunidade, talvez a única de levar comida para dentro de casa, então encontrei essa oficina e falei com o proprietário e ele abriu as portas e deixou eu fazer esse serviço. Eu também recolho outros tipos de materiais, em outros lugares. Aqui no Centro Automotivo, eu recolho, coloco na minha carretinha, vendo e trago a nota fiscal para seu Henildo porque isso têm garantido o sustento da minha família”, finalizou Simão.

Para saber o que o Sebrae pode fazer por você, acesse sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas InstagramFacebookTwitterLinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.



Categorias: GERAL


DEIXE SEU COMENTÁRIO
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site CORREIO DE NOTÍCIAS DE RONDÔNIA. Todos os mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

avatar
×

Olá!

Em que posso ajudar?

× Como posso ajudar?