terça, 25 de junho de 2019

TECNOLOGIA

5 invenções da NASA que todos podem usar

30/05/19 16:20

A NASA (Agência espacial americana) trabalha em parceria com diversas empresas privadas e pesquisadores para desenvolver produtos tecnológicos. Até o momento, a agência já registrou mais de 3.000 patentes.

Muitos desses produtos são para uso específico, seja na saúde ou na própria ciência. Porém, há exemplares que podem ser usados no dia a dia. Confira algumas invenções que tiveram a participação da NASA e por que elas são importantes:

Aparelho ortodôntico transparente

Os aparelhos de alumina policristalina translúcida (TPA) foram desenvolvidos a partir de uma parceria da NASA, na década de 1970. Até então, adolescentes e adultos só tinham como opção os aparelhos tradicionais, que não costumam ser vistos como atrativos.

Esse aparelho utilizado é forte o suficiente para ajudar a alinhar os dentes, ao mesmo tempo em que é discreto por ser transparente. Atualmente, o aparelho ortodôntico translúcido é bastante utilizado em todo o mundo.

Espuma com memória

Ao perceber que os pousos traziam grande impacto para o corpo, a NASA desenvolveu uma espuma capaz de distribuir o peso igualmente. Isso ajuda a absorver impactos, além de poder voltar à forma original.

Depois de algum tempo, muitos perceberam que os benefícios dessa espuma não se restringiam aos astronautas.  Os pacientes acamados também poderiam se beneficiar dessa tecnologia, pois ela permite diminuir a tensão de ficar muito tempo na mesma posição.

Então, surgiu o popular “colchão da NASA” e outros produtos com esse estofamento, como bancos para motos.

Furadeira sem fio

A BLACK+DECKER foi a primeira empresa do mundo a lançar uma furadeira sem fio em 1961. Depois dessa novidade, a NASA procurou a BLACK+DECKER para fazer uma parceria e desenvolver novos produtos.  O resultado disso foi a criação de utensílios para extração da superfície da lua e equipamentos médicos que não precisavam de tomada.

Atualmente a Matrix 20V, uma revolucionária máquina a bateria que oferece 6 ferramentas em 1, apenas com as trocas dos cabeçotes tornando-se uma lixadeira, serra tico-tico, parafusadeira de impacto, tupia e multi-ferramenta. Ou seja, é uma ferramenta inteligente que oferece ainda mais praticidade para o dia a dia.

Essa mini oficina da BLACK+DECKER substitui diversas máquinas, o que a torna moderna e fácil de ser transportada para qualquer lugar.

Detector de fumaça

Em parceria com a Honeywell Corporation, a NASA inventou o primeiro detector de fumaça do mundo. A criação surgiu da necessidade da agência de informar os astronautas caso houvesse gases ou fogo no veículo.

Filtro de água

O filtro de água foi uma das maiores invenções da NASA. A agência o criou para purificar a água contaminada em situações extremas — afinal, os astronautas passam muito tempo no espaço.

A tecnologia desenvolvida pela NASA utiliza pequenos grumos de carvão. Isso ajuda a matar as bactérias existentes na água e a evitar a proliferação de mais.

Fonte

Assessoria



Categorias: Sem categoria


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of