domingo, 22 de setembro de 2019

ARTE

Maior prêmio do Brasil em arte-educação está com inscrições abertas       

23/05/19 17:33

Até dia 2 de junho, professores de Arte podem se inscrever no 20º Prêmio Arte na Escola Cidadã        

Com a missão de reconhecer a potência do ensino das Artes na Educação Básica, o Prêmio Arte na Escola Cidadã tem valorizado projetos transformadores, capazes de despertar novos olhares e inspirar alunos, cidadãos e comunidades.

Segundo dados do INEP, o Brasil hoje conta com mais de 500 mil professores lecionando Arte na Educação Básica. Para ampliar a voz desses professores, o Prêmio Arte na Escola Cidadã faz um mapeamento de trabalhos desenvolvidos em escolas das cinco regiões do país. Nesta 20ª edição, os professores podem se inscrever até dia 02 de junho.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã é realizado pelo Instituto Arte na Escola por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco Bradesco. Desde sua primeira edição, em 2000, o Prêmio conta também com a cooperação da UNESCO no Brasil.

INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do site www.artenaescola.org.br/premio, até o dia 2 de junho de 2019. Todos os professores inscritos receberão um Material Educativo e o acesso a um Percurso Formativo online, desenvolvidos a partir da obra Eldorado, de Leda Catunda – artista homenageada na 20ª edição do Prêmio.

QUEM PODE PARTICIPAR

Professores que desenvolveram projetos em Artes Visuais, Dança, Música e/ou Teatro, realizados nos anos de 2017, 2018 e/ou concluídos até maio de 2019, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, de todo o território nacional.

PREMIAÇÃO

São cinco categorias de premiação: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os professores premiados recebem 10 mil reais, certificado e participam de uma semana de formações culturais na cidade de São Paulo. As escolas nas quais os projetos foram desenvolvidos ganham equipamentos.

Cada professor premiado tem também seu projeto registrado em um documentário produzido pelo Instituto Arte na Escola. Após a cerimônia de premiação, os cinco documentários produzidos se desdobram em materiais formativos para outros professores de Arte.

ELDORADO

A obra Eldorado, de Leda Catunda, é a referência artística para a iconografia do 20º Prêmio Arte na Escola Cidadã. Homenageada nesta edição, a artista provoca o olhar do observador em obras que exploram a memória tátil, habitando os limites da pintura e do objeto.

Em Eldorado, Leda Catunda relembra a lenda muísca de El Dorado, em que o ouro conectava o homem com o divino. A obra traz uma atmosfera mística que remete ao desejo de abundância para todos.

Sobre o Instituto Arte na Escola

O Instituto Arte na Escola é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Iochpe, que fortalece o ensino das Artes no Brasil, qualificando a formação de professores da Educação Básica. O Instituto ativa o circuito da arte-educação por meio da Rede Arte na Escola, que oferece formação continuada para professores e licenciandos. A Rede conta hoje com 39 polos parceiros, presentes em universidades públicas e privadas de 19 Estados brasileiros. O Instituto também opera o Prêmio Arte na Escola Cidadã – maior do país em arte-educação – e desenvolve pesquisas, conteúdos e materiais educativos que subsidiam a atuação do professor em sala de aula.

Mais informações: www.artenaescola.org.br/premio

 

Fonte

Imprensa IAE



Categorias: Sem categoria


DEIXE SEU COMENTÁRIO
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site CORREIO DE NOTÍCIAS DE RONDÔNIA. Todos os mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

avatar
×

Olá!

Em que posso ajudar?

× Como posso ajudar?