sábado, 17 de agosto de 2019

ASJUNTAS

SUFRAMA sedia Encontro de Contas Regionais da Região Norte

15/05/19 06:56

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) sedia, até a próxima sexta-feira (17), na sala das Adjuntas, mais um Encontro de Contas Regionais da Região Norte, promovido em cooperação com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O evento conta com a participação de técnicos da SUFRAMA, IBGE e convidados de todos os Estados da região.

A abertura do Encontro foi realizada pelo superintendente adjunto Executivo da SUFRAMA, Sandro Gomes, que destacou a parceria exitosa de mais de 20 anos entre as instituições, com a missão de aperfeiçoar os instrumentos de medição da efetividade das politicas públicas e retratar a realidade brasileira. “O Encontro anual gera respostas concretas para a evolução das Contas econômicas do Brasil”, disse.

O objetivo do encontro de 2019 é iniciar as discussões metodológicas para os avanços no cálculo das Contas na nova base de 2020, além de avaliar os resultados preliminares do projeto piloto de aplicação dos dados da nota fiscal eletrônica nas Contas e na Tabela de Recursos e Usos Regional (TRUR) do Amapá.

De acordo com o economista da SUFRAMA, Renato Freitas, o projeto poderá ser replicado para os demais Estados brasileiros. “Essa iniciativa, após avaliada, poderá ser empregada para todos os estados da Federação, tendo sido iniciativa originária da SUFRAMA junto ao IBGE com base na experiência acumulada na Coordenação-Geral de Estudos Econômicos e Empresariais (COGEC) na estimativa da renúncia fiscal do modelo Zona Franca de Manaus”, explicou.

A Autarquia também compõe a equipe do projeto de Contas Regionais do Brasil, que tem o objetivo de mensurar as Contas Econômicas para produção do Produto Interno Bruto (PIB) e diversos agregados macroeconômicos dos Estados e o PIB dos Municípios do Brasil junto com as equipes técnicas de todos os Estados e Distrito Federal.

No primeiro dia de trabalho foram abordados o Sistema de Contas Regionais (SCR) e o PIB dos municípios, com apresentação de conceitos, manuais, objetivo e histórico, para então entrar no tema da nova série de referência 2020. Nos próximos dias de evento serão abordados do SCR referência 2010 os seguintes pontos: valores correntes; valores constantes; ajuste e volume dos impostos sobre produtos; e conta da renda. Também serão revisadas a metodologia do PIB dos municípios referência 2010 e, por fim, serão apresentados os procedimentos e alguns resultados da TRUR do Amapá a partir da utilização da Nota Fiscal Eletrônica (NFe).

Contas Regionais

As Contas Regionais compreendem um conjunto de agregados macroeconômicos que propiciam a mensuração de importantes variáveis macroeconômicas de forma regionalizada, por Unidade da Federação e por Município brasileiro, que permitem a criação de políticas setoriais para o desenvolvimento de cada Estado.

A atividade de elaboração padronizada das Contas Regionais surgiu em 1996 a partir de Congresso promovido pelo IBGE com a presença de vários Estados, onde se decidiu pela forma participativa e colaborativa por meio da cooperação de todos os Estados e do Distrito Federal. A adesão da SUFRAMA, em 1998, permitiu o levantamento de dados voltados especificamente aos Estados da Amazônia Ocidental e Amapá.

Fonte

Texto/foto: Layana Rios/Notícias SUFRAMA



Categorias: Sem categoria


DEIXE SEU COMENTÁRIO
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site CORREIO DE NOTÍCIAS DE RONDÔNIA. Todos os mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

avatar
×

Olá!

Em que posso ajudar?

× Como posso ajudar?